Luisa Bérard recebe Troféu “Mulher Valorosa do Brasil”

 

Homenagem concedida pela Alane foi entregue na última quarta-feira (18/04), durante solenidade em Maceió (AL)

A Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Alane), secção Alagoas, concedeu à escritora Luisa Bérard o troféu “Mulher Valorosa do Brasil”. A autora de “Nas montanhas do Marrocos” recebeu a homenagem junto a nomes como Jacira Leão, Sonia Maria Freyre Pimentel, Gilda de Albuquerque Vilela Brandão, Maria da Glória Queiroz Ferro e Ivone dos Santos Apratto Tenório (in memorian), durante cerimônia de posse do escritor Luiz Cleysson Prazeres dos Santos, na noite da última quarta-feira (18/04), em Maceió. 

Para Bérard, é simbólico receber um prêmio que faz uma ode à mulher, em um momento sociopolítico no qual se deitam luzes sobre o gênero feminino. “É uma grande honra porque significa o reconhecimento de todo um trabalho que foi desenvolvido ao longo dos anos no universo literário, que resultou no meu romance de estreia "Nas montanhas do Marrocos". Livro que tem antes de tudo uma preocupação com o universo feminino dentro da sua narrativa”, pontua Luisa.

Para a escritora dona do Troféu Mulher Valorosa 2018, a literatura é o canal por excelência para dar voz as mulheres. “Através da escrita é possível extravasar os anseios femininos e suas lutas, com os mais variados olhares e percepções que o assunto desperta na alma de cada mulher, evidenciando as infinitas e belas sutilezas desta vida”, acredita Bérard, que ainda vai além. “Acho, inclusive, que a questão da mulher sempre será uma característica a ser encontrada nos meus escritos, pela relevância que eu dou naturalmente ao tema”, finaliza Bérard.