Luisa Bérard toma posse na Academia Maceioense de Letras

 

Escritora agora ocupa a cadeira de número 19 da instituição, cujo patrono é o poeta Aloísio Branco

Atuando em prol da literatura alagoana há mais de 60 anos, a Academia Maceioense de Letras (AML) recebeu, no último dia cinco de abril, seu mais novo membro: a escritora Luisa Bérard. Nascida em Maceió e radicada no Recife, a autora de “Nas montanhas do Marrocos” - que vem se tornando um destaque no gênero de romance épico no Brasil - passa a ocupar a cadeira de número 19, do Quadro A, cujo patrono é o escritor e poeta Aloísio Branco.

"Sem dúvida, foi com imensa satisfação que recebi o convite para participar da Academia Maceioense de Letras. Embora resida há muitos anos no Recife, é na cidade de Maceió que estão as minhas raízes familiares, e nada melhor do que ser acolhida pelas pessoas da sua terra natal", pontua Bérard, que diz ainda considerar a nomeação uma oportunidade de aumentar sua relação com os talentos literários que estão despontando no estado de Alagoas.

"Acredito que esse contato facilita e enriquece a produção artística e intelectual, honrando a bela tradição literária do meu querido estado de Alagoas, que possui nomes consagrados na literatura nacional, como Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Nise da Silveira, Lêdo Ivo, dentre muitos outros", completa. Bérard vem ganhando destaque nacional e internacional com “Nas montanhas do Marrocos”, lançado em outubro de 2017, trazendo um romance que aborda as relações familiares e a suntuosidade da época vitoriana na Inglaterra, descrevendo o estilo de vida da aristocracia inglesa e os obstáculos sociais impostos às mulheres, impedidas de aspirar a algo além de um promissor casamento.